quinta-feira, 9 de março de 2017

Reprodução - Projeto defende que mais ruas da Capital tenham nomes de mulheres

Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo receberam nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o resultado de um projeto realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a agência FCB Brasil, que sugere 300 mulheres como nomes em ruas e avenidas da cidade.
A ideia da campanha surgiu a partir de uma pesquisa da ProScore, que constatou que 84% das ruas e avenidas da capital paulista homenageiam homens. “O Estadão nos pediu para criar algo impactante. Como o jornal é sinônimo de informação e descobrimos essa pesquisa tão impactante, não pensamos em outra coisa”, disse a redatora da agência FCB Marilu Rodrigues.
O objetivo da campanha foi chamar a atenção da população sobre a desigualdade entre homens e mulheres. “Queríamos cutucar a sociedade e conscientizar com esses dados, mostrando que temos muitas mulheres importantes na história do país e que merecem ter seus nomes em ruas também. Viemos à Câmara apresentar o banco de dados que conseguimos para sugerir aos vereadores”, disse Marilu.
Os nomes sugeridos pelos internautas contemplaram mulheres de várias áreas, como a atriz Dercy Gonçalves, a artista Tomie Ohtake, a pioneira no apoio à causa LGBT Brenda Lee, a primeira vereadora eleita em São Paulo, em 1947, Elisa Kaufmann Abramovich, e a guerrilheira Ana Maria Correa.
Dercy foi a preferida do público em votação pela internet e recebeu 1,1 milhão de votos. Tomie, em segundo lugar, teve 609 mil.
A gerente de marketing do Estadão Marcela Dalla acredita que ações como essa ajudam a trazer o debate sobre os problemas que as mulheres enfrentam. “Há um ano, fizemos uma ação no Twitter para mostrar que, a cada sete minutos, um mulher sofre algum tipo de violência. Foi um sucesso e percebemos que queríamos promover a discussão para conscientizar sobre os tipos de violências que as mulheres sofrem”, argumentou.
A entrega dos dados foi realizada durante a sessão plenária presidida pela vereadora Edir Sales (PSD). “O vereador tem a prerrogativa de homenagear pessoas e deve haver equidade, é injusto que a maioria dos nomes seja de homens”, opinou o vereador João Jorge (PSDB). Já o vereador Eduardo Suplicy (PT) elogiou o trabalho. “A diferença é grande e muitas mulheres devem ter seus nomes nas ruas e avenidas”, acrescentou.
O Dia Internacional da Mulher foi lembrado pelos vereadores de todas as bancadas que fizeram questão de parabenizar todas pelo papel relevante que exercem na sociedade. “O orçamento aprovado pela Câmara priorizou recursos para ações voltadas para as mulheres, que devem ser homenageadas todos os dias por serem muito importante em todas as áreas, principalmente na família”, sinalizou o relator do Orçamento vigente neste ano, vereador Atílio Francisco (PRB).
A vereadora Edir Sales comentou a importância de exercer a presidência da sessão da Câmara neste dia. “É preciso ter tranquilidade para conduzir os trabalhos e saber ser firme quando os debates ficaram mais acirrados”, disse.

Sâmia considera importante a iniciativa do PSOL. “A companheira Isa Penna vai estar conosco neste mês para fortalecer a luta das mulheres. É um exemplo para a política e para os outros partidos”, disse.O PSOL optou por deixar apenas mulheres nas cadeiras que ocupa na Câmara Municipal. Ao lado de Sâmia Bomfim, a vereadora Isa Penna foi empossada nesta quarta-feira no lugar de Toninho Vespolique ficará o mês inteiro ajudando nos trabalhos da colega. “O conceito do PSOL é que representatividade não basta, mas importa. É muito significativo que em uma Casa onde as mulheres são minoria, possamos ter mais uma mulher para defender as bandeiras”, disse Isa Penna."
http://www.camara.sp.gov.br/blog/projeto-defende-que-mais-ruas-da-capital-tenham-nomes-de-mulheres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário